Problemas na hora de passar ou digerir um feedback recebido? Durante todos os dias das nossas vidas estamos recebendo e emitindo feedbacks, seja de forma verbal ou não. Então, utilizá-los de forma estratégica tanto para o seu desenvolvimento, quanto para ajudar no desenvolvimento de outras pessoas, é algo essencial.
Antes de partirmos para as técnicas e boas práticas aplicadas, é importante fazer um alinhamento sobre o conceito envolvido no assunto. Mas afinal, o que é feedback?
O CONCEITO DE FEEDBACK
Podemos definir feedback como uma forma de resposta a determinado estímulo, que pode ser uma ação, um comportamento, uma situação ou qualquer outro ponto no qual se deseja transmitir um parecer positivo ou negativo de forma a buscar evolução dos envolvidos.
No meio organizacional, se bem utilizado, o feedback é uma ferramenta extremamente eficaz para se alcançar motivação e otimização de desempenho. Por outro lado, se mal utilizado, o feedback pode ter resultados desastrosos e, muitas vezes, gerar danos irreversíveis para uma equipe e seus membros.
Embora existam autores que defendem a existência três, quatro ou até mais tipos de feedback, apenas dois são realmente relevantes, que são o feedback positivo e o feedback negativo.
O feedback positivo, ou também conhecido como feedback de reforço, tem como principal objetivo reforçar determinados comportamentos ou ações, com o objetivo de que essas se repitam.
O outro tipo de feedback importante é o feedback negativo, devido a carga emocional prejudicial que a palavra “negativo” carrega consigo, é muito comumente chamado de feedback corretivo. Esse é o tipo de feedback que tem como principal objetivo corrigir comportamentos considerados negativos e que deseja-se evitar.
Note que em ambos casos, o feedback é utilizado com o propósito de direcionamento devendo sempre ser utilizado com o intuito de contribuir com o desenvolvimento e melhora de performance dos envolvidos, nunca com um viés de punição.
Agora que o conceito está bem definido, como fazer para extrair o máximo dessa incrível ferramenta na busca pelo desenvolvimento pessoal, profissional e pelo ganho de performance das equipes?
COMO RECEBER FEEDBACKS?
De forma conceitual, utilizar o feedback pode parecer algo relativamente tranquilo, mas na prática não é bem assim e o primeiro passo para o seu uso pleno é saber como receber e digerir um feedback de forma efetiva.
Tanto no caso de feedbacks positivos quanto negativos, só existe uma regra para recebê-los de forma eficaz: Focar no aprendizado. E por mais trivial que possa parecer, essa é uma missão que exige muita disposição e foco para evitar que comportamentos reativos impeçam o uso pleno do que é passado durante uma sessão de feedback.
Ter a consciência de que ter pontos onde podemos melhorar não é vergonha, muito menos demérito, faz toda a diferença e pode facilitar na tarefa de absorver o melhor de um feedback.
Grande parte de um feedback eficaz e bem digerido está na forma como esse feedback será passado, porém uma vez que quem recebe o feedback não esteja com a mente aberta e pronta para focar no aprendizado, dificilmente esse será um feedback eficiente.
Uma vez que entendemos como digerir bem um feedback, retirando o melhor, chega a hora de entender como passar um feedback efetivo.
COMO PASSAR UM FEEDBACK EFETIVO?
E a primeira coisa que faz um feedback ser passado de forma efetiva é se ter em mente que o objetivo do feedback é contribuir para o desenvolvimento pessoal ou profissional de quem recebe o feedback.
Tendo esse objetivo em mente, todas as ações seguintes serão direcionadas a tornar esse feedback mais fácil de ser absorvido por quem o estiver recebendo e, para isso, existem algumas técnicas e diretrizes que irão facilitar essa tarefa.
O feedback precisa ser sincero
Possivelmente o feedback mais destrutivo que existe é o que é passado sem sinceridade, muitas vezes por receio de quem está passando o feedback de magoar, ou de fazer com que quem o está recebendo fique “muito cheio de si”.
E o que o faz esse tipo de feedback ser tão destrutivo é que a pessoa não irá ter a visão real das situações e continuará com comportamentos que deveriam ser eliminados ou deixará de ter comportamentos e atitudes que deveriam ter sido reforçados, prejudicando assim seu desenvolvimento e performance.
O feedback deve ser dado no local e no momento apropriado
A regra aqui é sempre que possível, passar feedbacks positivos em público e feedbacks negativos de forma privada.
Seguindo essa regra, ao reforçar comportamentos positivos em público, faz com que o sentimento de reconhecimento seja potencializado e, como um efeito secundário, pode-se estimular que outras pessoas comecem a ter o mesmo comportamento reconhecido.
Ao se passar um feedback negativo em público é gerado um grande constrangimento para quem o recebeu e, por isso é tão importante que esse tipo de feedback seja feito de forma privada, para que a sua absorção seja facilitada e para que o estigma de punição seja tirado da situação.
Ter situações concretas que exemplifiquem o que se quer passar
Algo que pode facilitar muito a absorção de um feedback é de se ter exemplos de situações onde o receptor esteve envolvido que corroborem com o ponto que se deseja mostrar.
Para tornar o exemplo mais palpável, foque nos seguintes pontos:
Situação: Descreva o cenário onde ocorreu o fato narrado, pessoas envolvidas, conflitos envolvidos, o ponto de discussão, enfim, contextualize dando o maior número de detalhes relevantes possível;
Ação: Qual foi a ação tomada pelo envolvido na situação descrita;
Resultado: Mostre o resultado obtido com a ação tomada na situação narrada e reforce o comportamento positivo, no caso de resultados positivos, ou sugira ações que poderiam ter sido tomadas para que o resultado obtido fosse o esperado.
Utilize a técnica do sanduíche de elogios para passar feedbacks negativos
Essa é uma técnica muito simples, mas que torna a absorção de feedbacks negativos muito mais fácil por parte de quem os recebe.
E a técnica basicamente consiste em iniciar o feedback reforçando comportamentos e pontos positivos dessa pessoa, isso faz com que essa pessoa não fique na defensiva.
Feito isso, coloque o ponto de melhoria que se deseja alcançar, seguindo todos os passos descritos anteriormente e, uma vez que se tem certeza da compreensão desse ponto negativo, volte e reforce novamente os pontos positivos garantindo que fique claro que esses pontos são tão valorizados quanto os que se busca alcançar.
E COMO SABER SE UM FEEDBACK ATINGIU O SEU OBJETIVO?
O maior indicativo de que um feedback foi bem sucedido e atingiu o seu objetivo de reforçar os comportamentos positivos e de redirecionamento nos comportamentos que se busca modificar é o sentimento de quem recebeu esse feedback.
O receptor do feedback sempre tem que sair da sessão se sentindo melhor do que quando entrou. E esse será o maior indicativo do sucesso ou do insucesso desse feedback.
E para se ter um feedback bem sucedido, tão importante quanto os pontos abordados nesse artigo, temos que sempre estar conscientes ao receber ou dar feedbacks, para evitar que caiamos no “piloto automático” e possamos aplicar tudo que foi abordado de forma eficaz.